Na simplicidade da vida, a sabedoria da alma!

 

““Muitas vezes traçamos caminhos que não sabemos muito onde vamos chegar. E finalmente, quando paramos de nos perguntar, as coisas começam a acontecer igual a pipoca explodindo na panela. Assim surgiram as primeiras bonecas que em traços ingênuos fazem tanto sucesso através das mãos de Diana.”
A pernambucana Diana Frutuoso de Souza, 38, escolheu Ubatuba para morar há três anos. A cidade lhe inspira... Aqui ela cria e vive intensamente e com grande sucesso sua verdadeira paixão, a máquina de costura (ela diz que se fica alguns dias sem costurar, sente falta)! Assim que veio morar em São Paulo ela teve que arranjar trabalho na grande capital para sobreviver, porém não se desviou de seus objetivos e mesmo com o tempo acirrado ela fez todos os cursos relacionados a corte e costura que o Senai lhe proporcionou como, por exemplo: Costura Reta, Encaixe e Risco, Como Montar, dentre muitos outros. Logo deixou seu trabalho nas Casas Bahia e abriu uma pequena oficina de lingerie. Por motivos de ordem particular, Diana resolveu fechar a pequena oficina que já tinha uma clientela fiel e veio traçar outros caminhos, assim escolhendo Ubatuba. A coragem de mudar a vida de repente, deixar para trás suas conquistas é para poucos... sem ao menos ter idéia do que o destino lhe reserva, é mesmo digno de aplausos! Pois o humano tem o hábito de construir sua própria prisão particular e libertar-se diante de sua própria muralha não é tarefa fácil.
Dona de uma simpatia peculiar, aos poucos conquistou muitas amizades no município. E a mulher de garra e coragem com sua inseparável máquina de costura começou a criar... Primeiro vieram pesos de porta em forma de tartarugas, sapinhos, golfinhos e outras formas, quase sempre com motivos marinhos. Logo o mar tomou conta de sua alma e então vieram as estrelinhas marítimas, que também foram bem recebidas por seus clientes.
Mas Diana é um ser em mutação, sempre à procura de novidades. Por isso, está sempre atualizando-se através de cursos e revistas. Folheando uma delas, conheceu o que mudaria seu destino: as bonecas de pano. Como uma paixão à primeira vista, ela cortou o primeiro molde. No primeiro ano, ela foi se aperfeiçoando até que fez um curso especializado e definiu sua linha de produção. Hoje Diana produz cerca de dez lindas bonecas por dia. Elas têm formas ingênuas e simples, que apaixonam todas as idades; é uma mistura de infância com carisma e decoração... Como toda paixão, eu diria que é um envolvimento inexplicável, porém que faz um tremendo sucesso!
Como todos os artesãos locais, Diana estava à espera de um lugar para os artistas desta classe. Participante dos movimentos da Fundart, ela é uma guerreira. Mas cansada de esperar pelas promessas públicas do espaço onde todos podiam produzir e mostrar seus trabalhos, ela e um grupo de amigos alugaram por um tempo um espaço no Shopping Iperoig, onde o retorno comprovou que um lugar é necessário e que tem muita boa recepção do público. Diana e outros artesãos reúnem seus trabalhos no Quiosque da Kazanga, na av. Capitão Felipe, 289, onde expõem de segunda a sexta, das 13h às 20h, e sábado e domingo, das 10h às 21h. As peças de Diana também estão em São Paulo, Campinas e Holambra. Em Ubatuba, ela também está participando da exposição temporária no bairro da Itamambuca, na sede da Sociedade Amigos da Itamambuca. Maiores informações,fone: 3833-4151.